Nota de Pesar: Itibiriça Silva Machado

O SINTTEL-RS informa, com pesar, que faleceu, no dia 13 de dezembro, o companheiro aposentado da CRT, Itibiriça Silva Machado, conhecido como “Seu Bira, o cacique Itibiriçá”, com 91 anos de idade. Ele será cremado nesta segunda-feira, 14/12, mas por conta da pandemia, a cerimônia, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, será apenas para familiares.  

“Seu Bira” foi um lutador e entre as muitas lutas que participou, estavam suas contribuições para o Grupo Interentidades de Negociação Previdenciária (GINP), criado para tratar dos assuntos da Previdência Privada (Fundação BrTPrev) e da Previdência Pública (INSS), atuando em defesa dos aposentados/pensionistas da Fundação Atlântico.

Para o SINTTEL-RS, o “Cacique Itibiriçá” fará muita falta, mas deixou muitos ensinamentos, para os que conviveram com ele. “É um bom exemplo a ser seguido por filhos, netos, colegas e amigos, que tiveram o privilégio de conviver com ele. Convivi com ele por mais de 30 anos, e sempre demonstrou profissionalismo, espírito coletivo e humanidade. Um grande homem, que fará falta, mas deixou um grande exemplo para todos”, acrescentou o dirigente Flávio sobre a pessoa do companheiro.

Desde seu ambiente de trabalho na Engenharia de Rede, onde foi assistente de Departamento, “Seu Bira” inspirava respeito, pois conhecia todos os materiais do estoque e para pegar uma autorização de novas aquisições, era prova de fogo, pois tinha muito zelo em seu trabalho.

Na AACRT, no SINTTEL-RS ou no Conselho da Fundação, foi uma liderança fundamental para agregar sócios entre os aposentados dos sindicatos de telefônicos do Brasil.

Tinha uma mente privilegiada e uma ótima memória até seus 80 anos, e manteve sempre a mesma autoridade natural junto a seus colegas.

Ainda em vida, o SINTTEL-RS e o Instituto Avançar prestaram sua homenagem a este valoroso companheiro, dando seu nome ao auditório do Espaço de Qualificação Profissional do instituto. Uma merecida homenagem. 

espaço de qualificação

Vá em paz, companheiro! Itibiriçá, presente!

Assessoria de Comunicação

14/12/2020 11:11:50