SINTTEL-RS manifesta, junto à CUT e SRTE-RS, preocupação com a situação dos trabalhadores MEIs

O SINTTEL-RS manifestou, junto à CUT, sua preocupação com os trabalhadores telefônico que são Microempreendedor Individual (MEI), e que estão executando tarefas em áreas de risco, sem EPI’s, sem observação das Normas Regulamentadoras (NR’s) e sem qualquer proteção caso venham a sofrer algum acidente. A preocupação do Sindicato não é só sua. O Senergisul, que representa os eletricitários, e cujos acidentes com terceirizados na Equatorial tem sido denunciado pelo próprio Ministério Público do Trabalho (MPT), também manifestou junto à Central suas preocupações com estes trabalhadores. Na prática, as empresas “solicitam” que os trabalhadores criem uma MEI para se eximirem de responsabilidades trabalhistas, deixando o trabalhador a sua própria sorte.

Assim, as entidades estão articulando junto a CUT e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), para levar, através do Senador Paim, o debate desta situação para o Congresso Nacional, inclusive com um parecer da assessoria jurídica sobre esta questão.

O principal objetivo é buscar garantias relacionadas, primeiramente à saúde e segurança dos trabalhadores, mas também, de respeito a seus direitos.

Tanto os trabalhadores telefônicos, como eletricitários, estão expostos a graves riscos no desempenho de suas funções e, portanto, a preocupação com sua segurança e a preservação da vida é prioridade para as entidades sindicais.

Lembrando que o lucro não pode estar acima da vida!

Assessoria de Comunicação

26/03/2024 16:15:55

logo fitratelp 3 f01CUTA