SINTTEL-RS cobra das empresas vacina contra a Gripe e ações contra Dengue

Preocupado com a disseminação da Dengue, que fez o Estado decretar estado de emergência, e com a proximidade do inverno, que aumenta os casos de Gripe pelo vírus Influenza, o SINTTEL-RS enviou ofício às empresas cobrando medidas para proteger os trabalhadores.

Em relação ao surto de Dengue, a entidade alerta a situação de que os trabalhadores representados pela entidade não exercem, necessariamente, trabalho em locais fixos, ficando ainda mais expostos ao mosquito Aedes Aegypti. Por isso, e para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores/as sobrou da empresa a adoção de repelente para a categoria, além de campanhas de orientação, como forma de minimizar a exposição à doença.  

A chegada do inverno também traz a preocupação com a Gripe provocada pelo vírus Influenza. Por isso, o Sindicato também está solicitando às empresas que forneçam a vacina para a categoria, já que boa parte dos trabalhadores/as não se enquadra nos grupos prioritários da vacinação pública que inicia dia 25 de março. Também neste caso é feito o alerta de que os trabalhadores/as, pelas características de suas atividades, estão diariamente expostos a doença.

Conforme os próprios órgãos de saúde alertam, a infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. E a vacina tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade em grupos específicos da população, considerados mais frágeis ou suscetíveis ao vírus. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença e o número de óbitos.

O Sindicato, por fim, orienta os trabalhadores que façam a sua parte, acatem as orientações e medidas que vem sendo solicitadas pelos órgãos de saúde e se cuidem. Também fiquem atento a situações nas empresas, que possam facilitar a propagação da Dengue ou da Gripo. Por fim, reitera a importância de estar (ou de colocar) em dia, o calendário vacinal contra a Covid-19. Ela não desapareceu e continua circulando entre a população.

Caso você tenha qualquer sintoma gripal, use máscara e identificando sintomas de Dengue, procure um médico.

Vacine-se. Vacinas salvam vidas! Se projeta e proteja sua família!

Confira AQUI o documento enviado às empresas

Assessoria de Comunicação

23/03/2024 22:47:15

logo fitratelp 3 f01CUTA