A crise nas empresas operadoras de TELECOM é FAKE

Na mesa de negociação o discurso é um, mas, na vida real, a situação é outra. Se no primeiro caso, o discurso é de lamentações, inclusive para rebaixar as propostas aos trabalhadores usando a pandemia, na vida real, a situação financeira da maioria das empresas de Telecom está muito bem obrigada. Ou seja, uma crise que não passa de fakenews.

É o caso, por exemplo, da TIM, que divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2021, quando apresentou um lucro líquido de R$ 681 milhões. O resultado é 154,7% maior em relação ao mesmo período em 2020. No primeiro trimestre, a empresa já tinha apresentado um crescimento de 3,0%.

Somente na receita de serviços, a TIM teve um crescimento de 8,7%, totalizando R$ 4,3 bilhões. Destes, R$ 3,9 bilhões são dos serviços móveis (alta de 8,5%) e R$ 283 milhões dos serviços fixos (crescimento de 11,1%). A receita líquida de serviços cresceu 6% ano/ano e o EBITDA no segmento serviços avançou 5,2%, registrando 20 trimestres de crescimento positivo.

O Arpu* do celular também apresentou crescimento de 10,3% em relação ao segundo trimestre de 2020, passando para R$ 25,8.

SERVIÇOS FINANCEIROS - A TIM reportou R$ 20 milhões de recursos novos com os serviços financeiros, em sua parceria com o Banco C6, e um número recorde de contas bancárias abertas – mais de 3 milhões de contas. A operadora informa ainda que, dos atuais 1,4% de participação que possui no banco, com as novas metas alcançadas, a participação acionária total vai crescer para 2,9%.

FIBER.CO – A TIM também espera que outubro seja dada a anuência prévia da Anatel para a criação de sua nova unidade de fibra no atacado (em parceria com o IHS Towers, uma operadora de torres com atuação consolidada na África). A operação, no valor de R$ 1,6 bilhão, foi aprovada pelo CADE em junho deste ano. A empresa informou também que já alcançou 4,3 mil cidades com a tecnologia 4G e 1,5 mil municípios com 4,5 G.

A operadora possui 51,4 milhões de usuários móveis. Já a receita do TIM Live, o serviço de banda larga fixa da operadora, teve um crescimento de 21,0%, totalizando R$ 179 milhões. A base de clientes de ultra banda larga do serviço TIM Live cresceu 10,0%, totalizando 666 mil conexões. Além disso, a cobertura de fibra atingiu 3,8 milhões de casas aptas a receber o serviço, estando presente em 28 municípios e em 7 regiões administrativas do Distrito Federal até o final de junho.

Como o SINTTEL-RS tem reiterado sistematicamente, a atividade das e dos trabalhadores nas operadoras recrudesceu durante a pandemia, mostrando-se ESSENCIAS mesmo para a sobrevivência da população que demanda mais comunicação virtual do que nunca!

Na hora da negociação coletiva esta realidade deve ter reflexo principalmente na proposta patronal, com reajustes dignos dos salários e benefícios, afora a garantia do pagamento em cima do resultado do PPR.

Portanto, nas negociações dos ACT's, tanto dos que estão começando como daqueles em andamento, qualquer argumentação de crise no Setor é "FAKE".

Assessoria de Comunicação

C/Informações da TIM

13/08/2021 15:52:10

Rua Washington Luiz, 572 - Centro, Cep 90010-460 Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O novo horário de atendimento é das 10h às 16h15.

Este horário é emergencial, devido a pandemia.

Estamos à disposição dos trabalhadores, caso necessitem de informações ou qualquer outra questão, podem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, pelo número (51) 3286.9600.

Atenciosamente,

Direção SINTTEL-RS