SINTTEL-RS inicia mobilização com trabalhadores na Serede

O SINTTEL-RS já deu início às mobilizações dos trabalhadores da Serede no RS. Na tarde da quarta-feira (23), dirigentes do Sindicato estiveram nos portões da empresa, no Bairro Anchieta, em Porto Alegre, para entregar o Jornal da entidade (O Parceiro) e, também, um informativo específico sobre a situação da Serede a partir da negociação com a V-TAL.

No material, o Sindicato informa sobre a compra, pela V-TAL, de parte da rede de fibra óptica da Oi e o que esta negociação poderá representar para os trabalhadores, não só em termos de direito, mas, também, de impactos nas questões salarial e principalmente nos postos de trabalho.

Para a entidade, que já está organizando uma resistência em nível regional, com os sindicatos de Santa Catarina e Paraná, com a revisão dos contratos atuais (nova licitação) de terceirização da operação da rede de fibra óptica em nível nacional, a Serede pode perder estes contatos para qualquer outra empresa que oferecer uma proposta menor, reduzindo custos para a V-TAL.

Só que cortes nos contratos representam, na prática, cortes na folha de pagamento, em itens como salários, valores dos tíquetes, modelo de produção, locação de veículos e planos de saúde. Todos itens que impactam diretamente na vida do trabalhador. Isso, além de eventuais demissões.

Portanto, essa licitação só traz perspectivas de precarização na remuneração atual dos trabalhadores e/ou o desemprego.

Organizar as mobilizações

Nos próximos 60 dias (de abril a maio) vão acontecer as datas-bases dos três Sindicatos da Região SUL (SC/PR/RS) e, também, a licitação da planta da fibra óptica que a Oi administrava, e agora passa para a ser administrada pela V-TAL, que já pediu desconto no contrato para a Serede.

Portanto, além de não querer reajustar os salários, agora, na data-base, ainda querem reduzir despesas com os trabalhadores.

Por isso, os Sindicatos, na reunião do dia 23, deliberaram, entre outras questões, mobilizar a categoria para evitar o calote no reajuste, precarização e demissões em massa.

O SINTTEL-RS convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras na Serede no RS para acompanharem as notícias do Sindicato e participaram das atividades que forem chamadas. Estamos defendendo os direitos, os salários e os empregos. JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES!

Assessoria de Comunicação

24/03/2022 15:16:49