Coronavírus: SINTTEL-RS alerta trabalhadores e cobra medidas preventivas para a categoria

O SINTTEL-RS está acompanhando e cobrando das empresas, medidas que protejam a vida dos trabalhadores frente a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Na terça-feira (24) dirigentes estiveram com carro de som em frente as empresas Vogel, Radiante e Serede (no bairro Anchieta), em Porto Alegre, alertando os trabalhadores da necessidade de cobrar das empresas trabalho seguro diante da pandemia.

O Sindicato tem recebido diversas denúncias de situações onde as empresas estão negligenciando a vida dos trabalhadores.

Na Serede Missões, por exemplo, a empresa está dando um “kit” que não contém itens básicos para a proteção dos trabalhadores. Já na Serra, a empresa   entregou “kits” incompletos e insuficientes. Os trabalhadores que não receberam, foram mandados para casa, porém com descontos nos salários. Neste caso, o SINTTEL-RS já oficializou a empresa.kit serede misões

Na Ezentis, os problemas são maiores, a empresa além de não fornecer os kits completos e insuficientes, fornece uma mistura de álcool em gel inflamável, onde no rótulo alertava para não usar na pele.

Há também denúncias de que a OI, no Estado, está abrindo chamada para serviços temporários em linhas de hospitais e laboratórios, expondo os trabalhadores sem necessidade.

Por mais que neste momento serviços de comunicação/telecomunicações sejam fundamentais, nada justifica as empresas exporem os trabalhadores da forma como vêm fazendo. Entendemos os esforços para combater a pandemia, mas reiteramos que a vida tem que vir em primeiro lugar. Muitos trabalhadores, embora não sejam do grupo de risco, coabitam com familiares que integram este grupo e precisam de todas as medidas de proteção que têm sido indicadas pelos órgãos de saúde.

O Sindicato está, neste momento, recebendo as denúncias, alertando os trabalhadores da necessidade de prevenção e, caso as empresas não tomem as medidas sugeridas para proteção dos trabalhadores, tomará as medidas necessárias para proteger a categoria.

Também já ajuizou três ações para proteger os trabalhadores contra as empresas Serede, Ezentis e Cetp.

Qualquer situação em desacordo com as orientações da saúde, devem ser denunciadas ao Sindicato.  A vida está em primeiro lugar.

Assessoria de Comunicação

24/03/2020 13:32:19