Gestionamentos e negociações com o RH e medidas adotas pela TIM avançam na proteção dos trabalhadores

A TIM informou que a partir da sexta-feira, 20/03, em função do combate ao coronavírus, a empresa estará ampliando o trabalho no sistema de home office em âmbito nacional, para todos os trabalhadores cujas atividades sejam passíveis de execução remota.

Essa medida tem como premissa a disponibilidade de tecnologia e ferramentas que facilitam o trabalho virtual.

As lojas dos shoppings já estão fechadas e em contato com a TIM, o Sindicato questionou a empresa sobre as lojas de ruas. A informação da empresa foi de que ela estabeleceria medidas para que as lojas de ruas também fechem e os trabalhadores realizem os trabalhos possíveis à distância, o que deve ocorrer já neste fim de semana.

Medidas abrangendo todos os segmentos da empresa estão sendo negociados com a Fitratelp, com garantias de que não haverá perda salarial e de direitos e, também, garantindo o que está assinado no acordo coletivo, que está em vigor e permanece inalterado. O que está sendo negociado é um adendo para as circunstâncias atuais e função da pandemia de coronavírus.

A empresa informou, ainda, que irá além das medidas determinadas pelos órgãos públicos “para distanciar o máximo possível os seus trabalhadores dos epicentros de maior incidência infecciosa”.

Já quanto aos trabalhadores da rede que prestam serviços à TIM, que são terceirizados, as tentativas de negociação estão sendo feitas com a empresa contratada pela TIM. Mas até o momento a empresa se recusa a negociar com o sindicato medidas que protejam os trabalhadores e seus familiares da exposição ao coronavírus (Covid-19).

Reiteramos que estamos atuando junto a todas as empresas no sentido de garantir a prevenção dos trabalhadores e contribuir para que a população do país, principalmente a mais vulnerável, passe com o menor sofrimento possível por este momento de pandemia.

Assessoria de Comunicação

23/03/2020 16:10:08

Rua Washington Luiz, 572 - Centro, Cep 90010-460 Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O novo horário de atendimento é das 10h às 16h15.

Este horário é emergencial, devido a pandemia.

Estamos à disposição dos trabalhadores, caso necessitem de informações ou qualquer outra questão, podem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, pelo número (51) 3286.9600.

Atenciosamente,

Direção SINTTEL-RS