Gestionamentos e negociações com o RH e medidas adotas pela TIM avançam na proteção dos trabalhadores

A TIM informou que a partir da sexta-feira, 20/03, em função do combate ao coronavírus, a empresa estará ampliando o trabalho no sistema de home office em âmbito nacional, para todos os trabalhadores cujas atividades sejam passíveis de execução remota.

Essa medida tem como premissa a disponibilidade de tecnologia e ferramentas que facilitam o trabalho virtual.

As lojas dos shoppings já estão fechadas e em contato com a TIM, o Sindicato questionou a empresa sobre as lojas de ruas. A informação da empresa foi de que ela estabeleceria medidas para que as lojas de ruas também fechem e os trabalhadores realizem os trabalhos possíveis à distância, o que deve ocorrer já neste fim de semana.

Medidas abrangendo todos os segmentos da empresa estão sendo negociados com a Fitratelp, com garantias de que não haverá perda salarial e de direitos e, também, garantindo o que está assinado no acordo coletivo, que está em vigor e permanece inalterado. O que está sendo negociado é um adendo para as circunstâncias atuais e função da pandemia de coronavírus.

A empresa informou, ainda, que irá além das medidas determinadas pelos órgãos públicos “para distanciar o máximo possível os seus trabalhadores dos epicentros de maior incidência infecciosa”.

Já quanto aos trabalhadores da rede que prestam serviços à TIM, que são terceirizados, as tentativas de negociação estão sendo feitas com a empresa contratada pela TIM. Mas até o momento a empresa se recusa a negociar com o sindicato medidas que protejam os trabalhadores e seus familiares da exposição ao coronavírus (Covid-19).

Reiteramos que estamos atuando junto a todas as empresas no sentido de garantir a prevenção dos trabalhadores e contribuir para que a população do país, principalmente a mais vulnerável, passe com o menor sofrimento possível por este momento de pandemia.

Assessoria de Comunicação

23/03/2020 16:10:08