Participação na eleição da CIPA e novas sindicalizações

O SINTTEL-RS esteve presente na eleição para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), na VIVO, em Canoas e, também, em Porto Alegre. Em Canoas, durante o processo eleitoral da CIPA, dirigentes estiveram conversando com os trabalhadores, e foram garantidas novas sindicalizações.

Entre os motivos que tornam a sindicalização tão importantes está a questão da segurança. É do conhecimento de todos que há um brutal e irresponsável processo de desmonte das estruturas de segurança dos trabalhadores. O governo vem propondo alterações em normas de segurança, as NR’s, com o claro objetivo de beneficiar as empresas; tem alterado as fiscalizações dos fiscais do Trabalho e desmontado suas estruturas; tem descartado a necessidade de CIPAs em empresas com um número baixo de trabalhadores; e vem aliviando de forma significativa as penalizações, inclusive multas, aplicadas aos empresários que descumprem as normas de segurança.

No caso da categoria telefônica, têm sido frequentes os acidentes, com a perda de colegas no exercício do seu trabalho. E não somente isso, mas adoecimentos por práticas de gestão que não focam na saúde e na segurança, também estão cada vez mais frequentes.

Neste sentido, ter um sindicato forte, atuante e presente junto ao trabalhador, é fundamental, e isso só é possível com a sindicalização e a participação efetiva na vida sindical. O Sindicato tem toda a legitimidade para cobrar das empresas, cuidados efetivos com a saúde e a segurança dos trabalhadores e, também, poder para denunciar aos órgãos competentes os abusos e descaso com estas questões. Por isso, qualquer situação de risco de acidente, ou descumprimento de normas de segurança, é importante que os trabalhadores informem ao sindicato para que a entidade possa cobrar das empresas e tomar as medidas cabíveis, no sentido de preservar a vida e a saúde dos trabalhadores.

Assessoria de Comunicação

28/02/2020 16:37:58