SINTTEL-RS participou do VII Seminário Regional da ANAPAR

O dirigente do SINTTEL-RS e Diretor Coordenador da Regional IX da ANAPAR, Itamar Prestes Russo, participou, nos dias 16 e 17 de agosto, do VII Seminário Regional da Anapar, realizado em Florianópolis (SC). O encontro debateu de forma ampla a questão dos direitos dos trabalhadores, com foco no atual cenário político, na reforma da Previdência e na  Saúde Suplementar por autogestão.

No debate sobre a Previdência, o economista do Dieese de Santa Catarina, José Álvaro Cardoso, ressaltou que a PEC 6/2019, da Reforma da Previdência, visa implementar inúmeros mecanismos para dificultar o acesso à aposentadoria. Segundo ele, a proposta ignora os direitos básicos e restringe o acesso para milhões de brasileiros já que o trabalhador precisará contribuir por 40 anos para receber o benefício integral.

“A reforma da Previdência vai contra os trabalhadores. No fundo, o projeto pretende desmontar um sistema que, apesar das limitações, funciona e atende 100 milhões de brasileiros direta ou indiretamente. O grande objetivo é implementar uma previdência muito piorada. Ainda, quem conseguir vencer todos os percalços e se aposentar, será muito prejudicado no final”, explicou.

Críticas à mídia

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Samuel Pantoja Lima, falou sobre o papel da mídia e fez críticas ao modelo que a imprensa adotou para falar sobre a reforma da Previdência. Ele explicou que todos que tiveram um posicionamento contrário ao projeto de destruição da Previdência foram silenciados.

“Nós tivemos um não debate, o que demonstra que o papel que a mídia pode cumprir, quando ela de fato reafirma seu compromisso histórico com a defesa da democracia não aconteceu na reforma da Previdência e não vem acontecendo em diversas oportunidades. Nesse caso, a mídia começa a defender os interesses de banqueiros, investidores e financistas e não os interesses dos trabalhadores e da maioria da população brasileira”, ressaltou o economista.

Saúde suplementar por autogestão

No segundo painel, o médico Albucacis de Castro Pereira destacou a importância dos planos de autogestão e resgatou o papel do SUS para a sociedade. Para ele o SUS é, de longe, o melhor e maior plano de saúde e os brasileiros foram levados a construir uma visão crítica, sem se dar conta que o desmonte desse sistema só favorece a mercantilização da saúde pelas grandes redes.

“É importante refletir sobre a amplitude de coberturas abarcadas pelo sistema, tais como os tratamentos de alto custo ou complexidade que só são cobertos por ele”, completou.

A Diretora de Saúde da Anapar, Francisca de Assis Araújo Silva, falou sobre o enfrentamento aos ataques aos usuários das operadoras de saúde de autogestão, a partir da edição das resoluções CGPAR nº 22 e 23 e da importância do SUS.

“Nós precisamos de um sistema de saúde único público e muito forte e precisamos defender também as operadoras de autogestão, garantindo a continuidade de uma boa assistência à nossa saúde e à de nossos familiares, assim como a de todos os trabalhadores. A Anapar traz a possibilidade de agregar na luta pela previdência, a defesa também dos planos de saúde de autogestão”.

Assessoria de Comunicação

C/Informações da ANAPAR

21/08/2019 16:13:54

A direção do SINTTEL-RS acompanha atentamente o avanço da pandemia de COVID-19, a doença causada pelo CORONAVÍRUS. Preocupada com os trabalhadores em telecomunicações e, também, com os do Sindicato, decidiu reduzir o horário de trabalho podendo ser reavaliado a qualquer instante, conforme evolução do estado de alerta.

O novo horário é das 10h às 16h15. Este horário é emergencial.

Reafirmamos que estamos à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras e orientamos todos que, caso necessitem de informações ou qualquer outra questão, podem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, pelo número (51) 3286.9600.

Atenciosamente,

Direção SINTTEL-RS