Seguro-desemprego já pode ser solicitado pela internet

Desde o dia 19 de dezembro, os trabalhadores já podem solicitar o seguro-desemprego pela internet. Para isso é preciso acessar o Portal Emprega Brasil, onde o trabalhador poderá fazer todo o processo e liberar o pagamento do segundo-desemprego sem ter que ir presencialmente a uma agência de atendimento do Ministério do Trabalho.

Segundo o Ministério do Trabalho, as informações fornecidas pelo trabalhador serão comparadas com as informações da base de dados do governo, como o da Receita Federal.

Para solicitar o seguro-desemprego é necessário:

Confirmar os dados do requerimento;

Atualizar informações pessoais;

Atualizar a formação acadêmica;

Indicar as experiências profissionais;

Indicar os objetivos profissionais;

Efetuar pesquisa de vagas de emprego;

Verificar a disponibilidade de cursos de qualificação;

Confirmar a solicitação do benefício.

Para pedir o seguro-desemprego, será preciso preencher um cadastro no portal Emprega Brasil, informar os dados pessoais e responder um breve questionário sobre o histórico de trabalho e previdenciário. O sistema vai checar se as informações fornecidas constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo dado para o trabalhador faz o pedido em um posto de atendimento. Se houver necessidade de mais esclarecimentos, o trabalhador terá de ir pessoalmente a uma agência do SINE (Sistema Nacional de Emprego). Pelo portal, o trabalhador também pode consultar oportunidades de trabalho e cursos de qualificação.

Assessoria de Comunicação

21/12/2018 11:21:28