Seguro-desemprego já pode ser solicitado pela internet

Desde o dia 19 de dezembro, os trabalhadores já podem solicitar o seguro-desemprego pela internet. Para isso é preciso acessar o Portal Emprega Brasil, onde o trabalhador poderá fazer todo o processo e liberar o pagamento do segundo-desemprego sem ter que ir presencialmente a uma agência de atendimento do Ministério do Trabalho.

Segundo o Ministério do Trabalho, as informações fornecidas pelo trabalhador serão comparadas com as informações da base de dados do governo, como o da Receita Federal.

Para solicitar o seguro-desemprego é necessário:

Confirmar os dados do requerimento;

Atualizar informações pessoais;

Atualizar a formação acadêmica;

Indicar as experiências profissionais;

Indicar os objetivos profissionais;

Efetuar pesquisa de vagas de emprego;

Verificar a disponibilidade de cursos de qualificação;

Confirmar a solicitação do benefício.

Para pedir o seguro-desemprego, será preciso preencher um cadastro no portal Emprega Brasil, informar os dados pessoais e responder um breve questionário sobre o histórico de trabalho e previdenciário. O sistema vai checar se as informações fornecidas constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo dado para o trabalhador faz o pedido em um posto de atendimento. Se houver necessidade de mais esclarecimentos, o trabalhador terá de ir pessoalmente a uma agência do SINE (Sistema Nacional de Emprego). Pelo portal, o trabalhador também pode consultar oportunidades de trabalho e cursos de qualificação.

Assessoria de Comunicação

21/12/2018 11:21:28

Rua Washington Luiz, 572 - Centro, Cep 90010-460 Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O novo horário de atendimento é das 10h às 16h15.

Este horário é emergencial, devido a pandemia.

Estamos à disposição dos trabalhadores, caso necessitem de informações ou qualquer outra questão, podem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, pelo número (51) 3286.9600.

Atenciosamente,

Direção SINTTEL-RS