“Janeiro Branco”, um mês de alerta para a saúde mental

O primeiro mês do ano chega com a campanha “Janeiro Branco”, para gerar consciência não só sobre a importância da saúde mental, como também combater os tabus que giram em torno do tema. O objetivo é chamar a atenção para os cuidados necessários com a saúde mental. Sintomas como cansaço, esgotamento físico, mental, desânimo, tristeza intensa são alguns dos sintomas mais evidentes de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, burnout e devem servir de alerta. 

Nas empresas, a pressão por metas, o assédio moral, a preocupação com a segurança, o medo do desemprego, entre outros, podem ser fatores desencadeantes de estados de depressão e de ansiedade, que em um grau alto, pode levar ao suicídio. Contribuem também para problemas com saúde mental, situações como salários baixos, que levam os trabalhadores a não darem conta do amparo a suas famílias e a precarização das relações de trabalho.

O SINTTEL-RS alerta que frente a qualquer sintoma que possa ser consequência de estados de depressão, ansiedade, e que comprometam a saúde mental, o/a trabalhador/a deve procurar um médico. Lembrando que o Sindicato oferece parceria com o Centro Clínico Gaúcho, que tem no seu corpo clínico, psicólogos e psiquiatras, que podem auxiliar numa eventual necessidade de tratamento.

A categoria telefônica atua num setor cujos trabalhadores estão permanentemente expostos a riscos e a saúde mental é fundamental para que tenham segurança para trabalhar com tranquilidade.

SOBRE O JANEIRO BRANCO

A campanha do “Janeiro Branco”, criada em 2014, logo no início do ano, tem como proposta inspirar as pessoas a fazerem reflexões sobre suas vidas, relações e o futuro. Pensar sobre o tema da saúde mental gera conscientização, combate tabus, orienta os indivíduos e inspira autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. A campanha lembra a importância de tratar pessoas que tenham problemas com a saúde mental com empatia, respeito, carinho e verdadeiro desejo de ajudar e de fazer diferença.

Qualquer problema com sua saúde e segurança ou dúvidas, procure o Sindicato.

Assessoria de Comunicação

05/01/2023 09:51:19