20 de novembro: dia de reforçar a luta contra a discriminação racial

No domingo, dia 20 de novembro, é celebrado o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Em Porto Alegre, haverá concentração no Largo Zumbi dos Palmares, às 16h. A caminhada seguirá pela Avenida Perimetral até a Escola Técnica Parobé, entrando na Avenida Augusto de Carvalho até a Rótula das Cuias, passando depois pela Orla do Guaíba até a Praça do Tambor. O SINTTEL-RS convida todos e todas a participarem.

A data do 20 de novembro, criada em 1971 pelo movimento gaúcho Grupo Palmares, remete a morte do líder do quilombo Palmares, Zumbi, que lutava por liberdade e pelo fim da escravidão. Zumbi foi morto pelas tropas imperiais em 1695, traído por um de seus capitães. A partir de 1978, com o surgimento do Movimento Negro Unificado no país, a data passou a ser nacional.

A data foi criada com objetivo de trazer à consciência a importância da comunidade negra e fortalecer a luta contra o racismo e a discriminação racial. E hoje, quando vimos o crescimento vergonhoso de atitudes racista em todos os níveis, inclusive institucional pelo próprio presidente Bolsonaro e diversos integrantes de órgãos públicos, como o próprio presidente da Fundação Palmares, e o surgimento de grupos neonazistas ameaçando negros e negras, esta data se reveste ainda de mais importância.

Não podemos admitir conviver com o racismo e suas consequências, com uma polícia que mata pela cor da pele. Dados do relatório Manifestação da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio, os negros são oito em cada 10 mortos pela polícia no Brasil. Outros dados do banco Mundial também apontam que entre as pessoas mais pobres do país, 34,5% são negros (contra 18,6% brancos); o rendimento médio dos trabalhadores brancos (R$3.099) supera muito o de pretos (R$1.764); apesar de mais da metade dos trabalhadores do país serem pretos (53,8%) eles ocupam apenas 29,5% dos cargos gerenciais, enquanto os brancos ocupavam 69,0%. E em outros diversos índices, como acesso à educação, à saúde, também mostram um quadro inaceitável.

Esses são dados que reforçam a importância de espaços de debate sobre a urgente superação do racismo, que não se justifica sob nenhum ponto de vista num país de maioria da população negra. Este deve ser um dia de afirmação consciência política, da pertença étnico racial e da reivindicação dos direitos da população afro-brasileira que ainda sofre as consequências da opressão e da negação do seu direito à cidadania.

O SINTTEL-RS reafirma sua posição a qualquer forma de discriminação e preconceito e reitera o convite para que a categoria participe, neste dia 20 de novembro, das celebrações pelo Dia da Consciência Negra.

Assessoria de Comunicação

18/11/2022 20:22:52