“Dobramos a espinha de um gigante”, avalia SINTTEL-RS sobre periculosidade na Claro

Com intensa e importante participação dos trabalhadores e trabalhadoras, o SINTTEL-RS realizou, no dia 8 de novembro, de forma virtual, assembleia com o pessoal da Claro que ocupam os cargos de Técnicos de Rede I, II, III e Técnicos MDU I, II, III - com objetivo de avaliar o acordo proposto pela empresa, referente ao pagamento do adicional de periculosidade para esse seguimento de trabalhadores(as). O acordo foi aprovado por ampla maioria dos ocupantes dos cargos e, a partir de agora, eles começarão a receber 30% como adicional de periculosidade, retroativo a janeiro de 2022.

Desde junho deste ano, o Sindicato, acompanhado de sua assessoria jurídica, tem feito diversas reuniões com os trabalhadores e várias reuniões com a empresa, a fim de ajustar os termos do acordo proposto. As ações da entidade em defesa do direito dos trabalhadores/as foram apresentadas através de uma linha do tempo. Também foram esclarecidas diversas dúvidas e colocado os próximos passos.

Segundo a entidade, entre os encaminhamentos, foi definido que, agora, será buscado o pagamento para os demais trabalhadores técnicos que ainda não recebem o referido adicional já que o Acordo firmado pelo Sindicato, ao contrário do que vem ocorrendo nos demais estados, não exclui outros ocupantes de cargos técnicos a buscarem este direito, inclusive com ação coletiva.

Estiveram compondo a Comissão que trabalhou pelo acordo os dirigentes Adriana, Carla e Cristiano, que contaram com o apoio dos demais diretores do SINTTEL-RS, além da assessoria jurídica.

Segundo avaliação do presidente do SINTTEL-RS, Gilnei Azambuja, “dobramos a espinha de um gigante”, disse ele, frente ao poder da Claro e a resistência da empresa em concordar com o que, para o Sindicato, era um direito dos trabalhadores.

O Sindicato agradece a todos que se empenharam nessa luta e, principalmente, aos trabalhadores/as, por estarem apoiando e legitimando a entidade nas mesas de negociações.

Sindicalize-se. Juntos, categoria e Sindicato, somos mais fortes.

Assessoria de Comunicação

10/11/2022 11:10:05