COMFICA: Em nova reunião para tratar do ACT Sindicato reitera que não aceitará rebaixamento do Acordo

Dirigentes do SINTTEL-RS estiveram, no último dia 3, reunidos com representantes da Comfica, para tratar das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). No encontro, que foi realizado por videoconferência, as partes repassaram as pendências que ainda aguardam soluções como o plano de saúde e adequação do cargo dos profissionais com certificado de técnico concluído. A empresa informou que o plano de saúde aguarda a confirmação da CNU, mas informou que em breve seria possível apresentar as opções aos trabalhadores/as.

Já quanto a adequação dos cargos, a empresa informou que promoverá adequação, mediante requerimento dos trabalhadores/as, com a documentação comprobatória que deve ser enviada por Email.

ACORDO COLETIVO

Já no que diz respeito à negociação coletiva, a empresa confirmou o recebimento do ofício do Sindicato e explicitou todas as suas dificuldades em cumprir o Acordo firmado com a Ezentis. O Sindicato aduziu, então, que poderá ser celebrado um novo instrumento coletivo de trabalho específico para COMFICA, porém reiterou a impossibilidade de redução de benefícios e direitos.

As representantes da COMFICA encaminharão a questão para análise e deliberação da diretoria e já ficou designada uma nova reunião para o dia 09/11/2022.

Entre os pontos colocados pelos representantes dos trabalhadores no encontro estiveram ainda:

Reajuste dos salários 10,49% - Sindicato enviou a lista com os nomes dos trabalhadores que não tiveram aplicado o reajuste na migração para a efetivação;

VR em R$ 29,88 – O Sindicato informou que o mesmo reajuste repassado da EZENTIS de 10,49% ocorreu com o valor dos VR´s e deve imediatamente aplicar o reajuste para R$ 29,88;

Alteração Carga horária/jornada de trabalho – A empresa informou que está praticando 44 horas semanais, o mesmo que era na EZENTIS, e no ACT estava os sábados, porém totaliza a mesma carga horária;

Plano de saúde – O Sindicato indicou a AMIL, por ter um custo menor, sendo acessível para o trabalhador com a participação do custo pela empresa.

Participaram pelo Sindicato os dirigentes Gilnei Porto Azambuja, Circe H. S. A Matos, Juan Sanchez e a assessora jurídica Ana Rita Nakada. Pela empresa, estiveram as representantes Lusanira Damasceno e Solange Gonçalves Araújo.

Assessoria de Comunicação

07/11/2022 20:26:45