Atenção aposentados: não se deixem enganar!

O voto é livre e secreto. É assim que está garantido na Constituição do Brasil. E, para quem tem mais de 70 também não é obrigatório. Mas, o atual presidente, que não respeita a Constituição, tenta uma manobra para forçar os aposentados a votarem nele.

A prática é simples. Em mais uma Fake News Bolsonaro está usando o INSS para fazer propaganda criminosa e mentirosas de forma a induzir os aposentados e pensionistas a digitar 22 nas urnas eletrônicas, como se isso valesse como prova de vida para não perder a aposentadoria. Já foi assim no primeiro turno das eleições, dia 2 de outubro, e é preciso estar muito atento para que isso não se repita agora no segundo turno, dia 30 de outubro. Segundo levantamento do Valor Data, quase 1 milhão de idosos a mais, entre 60 anos e 94 anos, compareceram às urnas em relação a 2018.

MANIPULAÇÃO

O vídeo do INSS diz que "Agora é lei. Nessas eleições, você que é aposentado ou pensionista pode fazer sua prova de vida direto nas urnas. O governo federal acabou com o deslocamento desnecessário para os beneficiários e tornou a sua vida mais fácil. Apenas o seu voto já é suficiente para garantir os benefícios do INSS, para você exercer seu direito à cidadania com menos burocracia. Pelo bem do Brasil, vote 22".

DECISÃO TARDIA

Atendendo a um pedido feito em setembro pela campanha da ex-candidata Simone Tebet (MPB), o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o vídeo, numa decisão tardia, depois do primeiro turno. “O vídeo em questão apresenta conteúdo produzido para desinformar, pois a mensagem transmitida induz o eleitor a acreditar ser possível realizar sua prova de vida no INSS por meio do voto no número 22, o que afeta a integridade do processo eleitoral e a própria vontade do eleitor em exercer o seu direito de voto", disse em seu despacho a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.

O SINTTEL-RS alerta aos aposentados e pensionistas que a relação entre o voto e a prova de vida é falsa e já foi denunciado ao Tribunal Superior Eleitoral, que proibiu a prática.

Assessoria e Comunicação

17/10/2022 22:48:26