ABILITY: reunião com o SINTTEL-RS trata de migração e do ACT

Dirigentes do SINTTEL-RS estiveram, no dia 7 de outubro, reunidos com representantes da ABILITY para tratar dos problemas identificados na migração dos trabalhadores Ezentis para esta empresa, problemas estes que estão causando descontentamento entre os trabalhadores, que exigem uma solução, bem como para tratar da celebração do Acordo Coletivo com a Ability.

CONTRATAÇÕES

No encontro, os dirigentes sindicais solicitaram a admissão de um grupo de trabalhadores, que já foram identificados pela entidade e cuja contratação já foi pedida através de ofício. A empresa solicitou os nomes dos interessados para as vagas, mas ressaltou que, ao final do período de experiência, prevalecerá a análise realizada pela ABILITY. O sindicato enviará a listagem dos empregados que não foram admitidos, excluídos aqueles já recolocados.

REAJUSTE SALARIAL

Outro ponto colocado pelos representantes do SINTTEL-RS foi quanto ao tratamento diferenciado dos trabalhadores, com reajuste salarial no percentual de 10,5% para determinado grupo e ausência para os demais. A empresa comunicou que os salários para admissão foram informados pela EZENTIS e que eram os praticados na transição e não foi aplicado reajuste por parte da ABILITY. A empresa ficou de rever melhor a questão.

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

Quanto a implementação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente, a empresa ficou de retornar ao SINTTEL-RS os pontos do ACT da EZENTIS para firmar as cláusulas e Acordo com a ABILITY e discutir os pontos diferenciados, como convênio com a UNIMED ou outro plano de saúde que a empresa possa oferecer com custo menor ao trabalhador.

O Sindicato também reiterou a existência de Convenção Coletiva de Trabalho, na qual estão garantidos os direitos praticados no ACT da Ezentis (empresa antecessora) e destacaram que não poderá ser adotado itens do ACT de São Paulo, como relativos aos tíquetes e descontos.

Outras questões tratadas dizem respeito a: envio de ofício, pelo Sindicato, para a devolução da contribuição assistencial cobrada destes trabalhadores indevidamente; solicitação de pagamento dos mesmos salários, periculosidade e as horas extras; a regularização dos tíquetes para R$ 27,13, conforme praticado na Ezentis; análise do pagamento dos vales das horas extras; e desconto de 9% do valor mensal do VR.

A empresa confirmou o pagamento da locação de agregados com os interessados e de acordo com o valor proposto. Já quanto aos problemas de acesso aos contracheques, a informação foi de que a empresa está trabalhando para solucionar o problema, e que os trabalhadores/as podem contatar o RH, em São Paulo, para serem auxiliados, via sistema, nos casos em que houver problemas.

ENCAMINHAMENTOS

Como encaminhamentos, a empresa se dispôs a solucionar as questões apontadas pelo Sindicato e analisará, juntamente com o seu jurídico, a previsão na CCT de obrigação de cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho da Ezentis.

Ficou agendada uma nova reunião para o dia 24 de outubro, às 10h, quando a empresa trará uma proposta de Acordo Coletivo para ser debatida.

Participaram da reunião, pela empresa, os representantes Fabrício Arruda Santos e Isaias Costa, e, pelo SINTTEL-RS, os diretores Gilnei Porto Azambuja, Flávio Leonardo Silveira Rodrigues, Circe Helena Stroppa de Abreu de Matos e a assessoria jurídica da entidade, Dra. Ana Rita.

Assessoria de Comunicação

10/10/2022 14:10:52