SINTTEL-RS cobra das empresas medidas de prevenção à ômicron

O SITTEL-RS enviou ofício a todas as empresas cujos trabalhadores/as são representados pela entidade, cobrando medidas de segurança em relação a pandemia, que vem se alastrando vertiginosamente com a variante ômicron.

No documento, o Sindicato solicita que seja feita a testagem de todos/as os/as trabalhadores/as frente a nova variante, cujo poder e rapidez de contaminação se mostra muito elevado em relação as cepas anteriores, somado agora às gripes pelo vírus Influenza H1N1 e H3N2.

A entidade ressalta no documento, que é angustiante o nível de exposição dos/as trabalhadores/as que convivem no mesmo local de trabalho com colegas positivados para Covid-19. “Esta situação não deve acontecer e/ou permanecer e muito menos, prevalecer”, alerta a entidade.

O Sindicato também chama a atenção das empresas para a exposição dos/as trabalhadores/as durante a realização de suas tarefas, de forma intermitente ou constante, que os/as coloca na condição não só de exposição, como também de disseminadores do vírus, podendo levar o vírus para seus familiares.

Nesse sentido, propõe continuar a vacinação; testagem para Covid-19 ao menor sintoma; o fornecimento de máscaras PFF2 (necessárias frente ao alto poder de contaminação da ômicron); o afastamento dos comprovadamente contaminados; acesso fácil, constante e em quantidade suficiente ao álcool gel; distanciamento social e individual em caso de deslocamento e hospedagem a trabalho; dentre outras medidas sanitárias.

A expectativa do Sindicato é que as empresas sejam sensíveis e, neste momento, priorizem de fato a saúde e a vida do que costumam chamar de seu “maior patrimônio”, que são os/as trabalhadores/as.

O SINTTEL-RS está acompanhando a situação e, assim como vem fazendo desde o início da pandemia, atuará de forma intransigente em defesa da categoria. Da mesma forma solicita a todos que se cuidem. A variante ômicron não é mais uma “gripezinha” e tem alto poder de contágio. O uso de máscara e distanciamento social continua sendo necessário e fundamental para impedir o agravamento da pandemia.

Qualquer situação de descumprimento, pelas empresas, das medidas de proteção ou imposição de situações que facilitem as contaminações, devem ser imediatamente denunciadas ao Sindicato.

Cuide-se e cuide de sua família.

Confira AQUI  o documento enviado às empresas.

Assessoria de Comunicação

19/01/2022 11:10:52