Federação e CNN cobram da OI que “regras de ouro” sejam suspensas até discussão com as entidades

A FITRATELP e os sindicatos de telefônicos, inclusive o SINTTEL-RS, estão cobrando da Oi coerência em relação as tais Regras de Ouro apresentadas pela empresa. Neste sentido, a Federação em conjunto com o Coordenador da Comissão Nacional de Negociação (CNN) enviou ofício à direção da empresa onde relata algumas incoerências das medidas que disfarçadas de preocupação com a segurança e a saúde, as medidas têm servido muito mais para perseguir, punir e até demitir trabalhadores. Isso é o que mostra as inúmeras denúncias feitas pelos trabalhadores aos sindicatos a partir da implantação, pela empresa, das tais regras. Só para exemplificar, apenas no Distrito Federal, 12 trabalhadores já foram punidos em função das tais regras de ouro da empresa. Situação que se repete em outros estados e tem revoltado a categoria.

Segundo o documento da Federação o novo Regulamento da Empresa intitulado “Regras de Ouro”, contém regras abusivas e outras nulas. A partir desta premissa, a entidade cita inúmeras incoerências, inclusive porque a empresa aproveita das medidas para cobrar dos trabalhadores atribuições que são suas. Além disso, a pena para o não cumprimento das medidas é a demissão, sem dar ao trabalhador sequer a oportunidade de se defender.

No documento, são apontados pelo menos 17 pontos relacionadas a saúde, segurança e condições de trabalho que estão em desacordo com a legislação, que não protegem e causam prejuízos aos trabalhadores ou, ainda, que seriam incumbência da empresa que ela tenta transferir para o trabalhador.

A entidade também alerta que as regras de ouro da empresa, estabelecidas, segundo ela para proteger os trabalhadores e fortalecer a cultura de saúde e segurança na Oi, na verdade, não passam de medidas com caráter punitivo, sem qualquer função educativa ou de proteção à saúde dos trabalhadores.

Por fim, destaca a urgência e a gravidade do assunto e solicita uma posição da empresa no sentido de interromper o regulamento regras de ouro, implantado de forma unilateral, até que seja amplamente discutido com os representantes legais dos trabalhadores, através de seus sindicatos e da FITRATELP.

Confira AQUI o documento da Federação na íntegra

Assessoria de Comunicação

17/03/2021 11:39:37