Emoção marcou lançamento do livro com a história do SINTTEL-RS

A emoção foi uma constante nas falas durante a atividade que marcou o lançamento do livro “A HISTÓRIA DO SINDICATO DOS TELEFÔNICOS DO RIO GRANDE DO SUL 1939 - 2019". A atividade aconteceu de forma virtual/presencial na quinta-feira, dia 28 de janeiro, e foi transmitida pelo facebook da entidade. Mais de 500 pessoas acompanharam a cerimônia, com dezenas de comentários e compartilhamentos.

O livro resgata a história de lutas da categoria a partir da memória de quem participou desta caminhada, de documentos e de registros fotográficos.

Na abertura dos trabalhos e de forma presencial, o presidente do Sindicato, Gilnei Azambuja, saudou os trabalhadores, os parceiros da entidade, as assessorias e todos que acompanhavam presencialmente, respeitando todas as regras de distanciamento e, também, aos que estavam participando de forma virtual.  Lembrou que o momento era de imensa alegria por mais esta conquista do Sindicato, mas que era também um importante momento de prestar solidariedade aos trabalhadores que perderam alguém para a pandemia e de lembrar as mais de 220 mil vítimas da Covid-19. “Prestamos nossa homenagem a quem tombou vítima desta pandemia, mas também temos muito a comemorar, como o lançamento deste livro, a chegada da vacina e damos um viva ao SUS e a ciência”, destacou Gilnei.

Sem título 2

UM GUIA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS

Em seguida, um dos autores do livro que participou de forma virtual, Fernando Seffner, frisou a importância da iniciativa. “Sem a memória do passado, fica muito difícil falar do futuro”, pontuou. Seffner disse que o livro mostra que muitas situações que poderiam parecer becos sem saídas, acabaram tendo uma saída graças à ação do Sindicato. Alertou aos trabalhadores que o discurso continua o mesmo e deu como exemplo as privatizações, que são apresentadas como uma solução para tudo, até para nossas vidas, mas que o livro mostra ser um discurso recorrente e os resultados ficam longe do que é vendido como saída para tudo. “O Sindicato está possibilitando, com esta iniciativa, que as futuras gerações conheçam os caminhos trilhados e saibam que se pode mudar o rumo da história a partir destas experiências”, acrescentou.

Integrando a primeira de três mesas que se revezaram nas falas presenciais, o também autor e historiador Michel Willian Zimmermman de Almeida, agradeceu a oportunidade e destacou que o livro tem vida própria. “Apesar de resgatar uma história de 80 anos, é um livro tremendamente atual, foi pensado para que todo o sindicalizado leia e conheça a história da entidade e foi editado de forma a facilitar a sua leitura”. Ele também sugeriu que o Sindicato doe alguns exemplares para as universidades. “É importante que a história do SINTTEL-RS esteja disponível na academia, como uma história de sucesso, mostrando que os sindicatos estão na luta em defesa dos trabalhadores ao longo de toda sua vida. É uma história que perpassa gerações de trabalhadores e que tem que ser difundida”, finalizou.

SOMANDO NO RESGATE DA MEMÓRIA

O presidente da AACRT, Newton Lehugeur, parabenizou o Sindicato pela iniciativa, disse que a Associação há muito tempo forma uma excelente parceria com o SINTTEL-RS e destacou o trabalho do GINP, integrado pelas duas entidades. E para somar no resgate da trajetória da categoria telefônica no RS, lembrou que a AACRT criou um memorial, através de doações dos que passaram pela CRT, com um grande acervo, que conta a história das telecomunicações no RS.

Já o presidente da ASTTI, Arthur Haubert, parabenizou os 80 anos do Sindicato e lembrou que a ASTTI, por muitos anos, representou os trabalhadores da CRT e resgatou esta memória no seu livro contando os 40 anos da entidade. “Este livro seguramente nos trará muitas lembranças do passado, de momentos que testemunhamos”.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, que também participou de forma virtual, frisou a importância do livro lançado pelo SINTTEL-RS, mostrando a luta de uma categoria tão estratégica como a dos telefônicos, notadamente num governo que trata tão mal os trabalhadores. “Querem privatizar as mentes e os corações das pessoas, conduzir para o individualismo, e não para o coletivo, mas esse livro nos mostra que a luta é sempre coletiva”.

Para o dirigente cutista, o Brasil vive uma imensa crise sanitária e econômica e a pauta do crescimento passa pelo Fora Bolsonaro. “Temos que estar na linha de frente como o SINTTEL-RS está, porque precisamos de um Brasil para os brasileiros, soberano, desenvolvido, socialmente justo e democrático. Para isso escrevemos esse livro e para isso lutamos”, finalizou.

HISTÓRIA DE GENTE QUE LUTOU

A representante do Instituto Avançar, Sandra Silveira, também parabenizou o Sindicato pelo livro e reiterou que ele traz histórias de gente que lutou, sofreu e até morreu pelos direitos dos trabalhadores. “Trabalhamos muito, mas não mostramos nossa história. Por isso, quero parabenizar a todos que tiveram a iniciativa de preservar a memória e registrar a caminhada que nos trouxe até aqui. A obra mostra outras faces da atuação sindical e vem somar com projetos novos, que estão sendo construídos em cima deste alicerce, honrando a nossa história e os nossos antepassados”.

“O lançamento desse livro, que vem de muito tempo e que está sendo lançado exatamente neste momento tão difícil, é uma grande vitória”. A declaração foi da representante da Fetapergs, Ana Maria Albernaz, que também parabenizou o SINTTEL-RS pela coragem de chegar onde estão hoje. “São décadas de uma luta constante para assegurar os direitos dos empregados da CRT e os aposentados têm uma grande responsabilidade com a construção desta história”.

Em sua fala, o representante da Fitratelp, João de Moura Netto, defendeu que escrever um livro é um grande desafio. “É preciso registrar que este Sindicato tem uma relevância grande na sua luta, principalmente porque nasceu antes da consolidação da CLT e tem uma história de lutas muito grande. E é importante registrar esta história para que as gerações posteriores entendam o que foi e o que é a luta dos trabalhadores. O SINTTEL-RS passou por 27 gestões e todos contribuíram para esta história, por isso quero parabenizar todos os que fizeram parte desta caminhada”. Netto ainda lembrou que o livro vem em um  momento de fortes ataques aos trabalhadores, que começou em 2016, com o golpe que afastou sem crime algum a presidente Dilma. “Através deste livro, vamos provar que esta luta não é de hoje e que ela ainda vai se manter por muitos e muitos anos”. Por fim, lamentou as mortes por Covid-19, daqueles que perderam a vida “graças a irresponsabilidade deste fanfarrão que está ocupando a presidência do País”, disse se referindo a Bolsonaro. Frisou, ainda, que é preciso unir esforços para que a vacina venha para todo mundo e que se continue promovendo o distanciamento social.

SINDICATO CIDADÃO

A Fittel, que também prestigiou o lançamento do livro de forma virtual, referiu que o SINTTEL-RS é um exemplo de luta para todos os brasileiros, porque não se restringiu apenas a lutar pelas demandas dos trabalhadores, mas de toda a cidadania brasileira. “Este livro resgata a história de luta não apenas trabalhista, mas também de cidadania, como a luta contra a venda da CRT, da Telebrás, a resistência aos golpes que se sucederam, como o de 64 e o de 2016”, pontuou o presidente da entidade, Brígido Ramos. 

ORGULHO DE FAZER PARTE DO SINTTEL-RS

O diretor de comunicação do Sindicato, Marcone Santana do Nascimento, traduziu o sentimento de orgulho de todos que participaram e participam desta entidade. “O Sindicato nos ensina que o trabalho tem que ser feito de forma coletiva. E mesmo depois de 80 anos, a entidade mantém as práticas coletivas, incluindo trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas que fizeram e fazem parte desta história que vai, cada vez mais, melhorar e avançar”.

Sem título 2

Visivelmente emocionado, o diretor do SINTTEL-RS, mas no ato representando a ANAPAR-RS, Itamar Russo, disse que a Associação dos Aposentados é uma entidade relativamente nova, mas já é uma importante parceira do Sindicato. “Este livro é uma grande responsabilidade. Ele lembra os tempos da ditadura, das intervenções militares no Sindicato, as dificuldades para se associar. Mas mesmo com muitas dificuldades, o Sindicato foi sendo criado. De fato, o SINTTEL-RS é um sindicato cidadão, que gratifica, que dá essência e brilho, como de uma estrela que não se apaga, não morre. Tenho certeza de que este livro, com os vídeos da AACRT e o livro da ASTTI trazem uma efervescência para a categoria. E quero frisar que no SINTTEL-RS os aposentados participam ativamente. Em muitas greves realizadas, quando o pessoal da ativa estava com a “espada na cabeça”, foram eles que fizeram a luta, contribuindo com a sua parte para as lutas”.

Por fim, o diretor Flávio Leonardo Silveira Rodrigues, disse que as entidades não são apenas entidades jurídicas, mas sim formado por seres humanos, que se dedicam e fazem o Sindicato ter consistência. “Um livro nunca é uma obra acabada, e refletir a história do SINTTEL-RS em algumas páginas é um desafio. Mas é o resultado de uma soma de pessoas histórias. Boa parte de nossas vidas e dos nossos sonhos foram dentro do SINTTEL-RS. Mas se a história do Sindicato é muito rica para caber dentro de um livro, ele é, sem dúvida, um legado. O povo que não aprende com sua história, não vai a lugar algum. E neste livro tem uma boa parte da história de todos nós e que preencheu muitos espaços em nossas vidas que poderiam ter sido mais vazias sem ele” finalizou.

IMG 20210128 WA0022

Encerrando as atividades, o presidente Gilnei leu um trecho do livro que destaca a importância dos sindicalizados que fazem a entidade, agradeceu as participações, tanto as presenciais como as virtuais, e informou que os livros estarão disponíveis nas delegacias do interior do Estado e na sede, em Porto Alegre.

Para assistir a cerimônia na íntegra, acesse o vídeo AQUI.

Assessoria de Comunicação

30/01/2021 19:23:33