SINTELL-RS participa de inauguração da agência da Cresol em Porto Alegre

O SINTTEL-RS esteve representado, no dia 18 de dezembro, da cerimônia de abertura da primeira agência da Cooperativa de Crédito Rural com Integração Solidária (Cresol) em Porto Alegre. Participaram do ato de inauguração representando o Sindicato os diretores Alexsander Ferreira Avaly, Dirceu Borges e o presidente Gilnei Porto Azambuja. A unidade fica na Travessa Francisco Leonardo Truda, 76, no centro da cidade, bem próxima do Mercado Público e da Prefeitura.
Representantes de diversos sindicatos e da CUT-RS estiveram presentes à atividade além, é claro, de diretores e conselheiros da Cooperativa.
Segundo os representantes da Cresol, a Cooperativa chega a Porto Alegre para reforçar a organização dos trabalhadores e suas entidades através de uma instituição que tem taxas menores que os bancos e apoia pequenos agricultores, artesãos e trabalhadores.
O Sistema Cresol parte da sua Confederação, que se divide em quatro Centrais, que organizam cerca de 70 cooperativas produtivas, atendendo, em quase 600 agências, mais de 613 mil cooperados.
O representante da agência enfatizou que existem diferenças entre uma cooperativa de crédito, em relação a uma instituição financeira tradicional: “Os bancos são sociedades de capital, já as cooperativas são sociedades de pessoas. É muito diferente, o objetivo é outro. Enquanto em um banco as pessoas são clientes, aqui nós somos associados ou cooperativados. Os bancos não priorizam os investimentos locais, nas comunidades. A nossa perspectiva é totalmente inversa, nós retemos os recursos nos locais onde atuamos, fazendo esses recursos girarem nas comunidades”.
Várias pessoas aproveitaram para abrir contas e se associar, entre eles, o presidente do SINTTEL-RS, Gilnei Porto Azambuja.

IMG 20201218 WA0016IMG 20201218 WA0021IMG 20201218 WA0025IMG 20201218 WA0045


Assessoria de Comunicação
21/12/2020 15:51:52