“Vender a Oi é apunhalar os trabalhadores”, denuncia SINTTEL-RS

O destino da empresa poderá ser definido na assembleia de credores que está acontecendo nesta terça-feira, dia 8

O SINTTEL-RS está acompanhando atentamente os desdobramentos da assembleia de credores da Oi que iniciou às 11h desta terça-feira, dia 8, de forma virtual. A empresa tem hoje, mais de 20 mil credores, mas nem todos estão participando desta assembleia.

Apesar de ter sido impedido de participar diretamente da assembleia, assim como tantos outros credores interessados, o SINTTEL-RS, juntamente com a FITRATELP, estão atentos aos resultados. O Sindicato está preocupado com diversas questões, mas principalmente em relação a três situações: como ficam os mais de 100 mil trabalhadores entre diretos e terceirizados; a situação da Fundação Atlântico, que impacta para os aposentados e pensionistas; e a questão da estrutura metálica da empresa, que atende a cerca de 70% dos municípios e que tem efeitos sobre os serviços prestadores a milhões de brasileiros.

A assembleia está votando as mudanças no plano de recuperação judicial da operadora, aprovado em dezembro de 2017, e que agora pretende fatiar a empresa em quatro pedaços. A proposta de mudanças na Oi, anunciada em junho deste ano, prevê a venda de redes móveis, torres, data centers e parte da rede de fibra óptica.

A sinalização é de que o maior credor da Oi, o Conselho Diretor da Anatel vote favoravelmente. E uma das preferências de compra da telefonia móvel da empresa foi oferecida por um consórcio formado pela Vivo, TIM e Claro.

Para o SINTTEL-RS, vender a Oi é apunhalar os trabalhadores. Se a negociação for aprovada, será entregue um importante e estratégico patrimônio do povo brasileiro, num grave crime de lesa pátria. E, como sempre acontece nesses casos, o “filé mignon” é entregue ao setor privado para aumentar seus lucros, e a “carne de pescoço”, fica para os trabalhadores e por todos que ajudaram a manter a empresa durante décadas.

É importante questionar onde os quase 100 mil trabalhadores irão trabalhar? Como ficará o fundo de pensão dos aposentados e pensionistas? Quem atenderá as milhares de cidades que ainda são atendidas somente pela rede metálica de telefonia fixa? Quem assumirá as obrigações da concessão após 2025?

O SINTTEL-RS acompanha os desdobramentos da assembleia e informará a categoria assim que tiver um resultado.

Assessoria de Comunicação

08/09/2020 13:33:16