SINTTEL-RS parabeniza a CUT pelos 37 anos de lutas em defesa dos trabalhadores

O SINTTEL-RS parabeniza a Central Única dos Trabalhadores pelos seus 37 anos de lutas em defesa da classe trabalhadora e reitera a importância de fazermos parte desta Central, que desde sua criação tem sido importante parceira nas lutas dos trabalhadores telefônicos.

A história da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, completa neste dia 28 de agosto, 37 anos de existência. Fundada em 1983, em plena ditadura militar, a CUT ajudou a escrever a história da redemocratização do Brasil e da luta pela emancipação da classe trabalhadora brasileira.

cONGRESSO DE FUNDAÇÃO DA cut

Ao longo desses 37 anos, a Central foi fundamental para a elaboração de importantes políticas de proteção aos trabalhadores. Entre elas, a lei que garantiu direitos às empregadas domésticas, a regulamentação de jornadas de trabalho, além do fortalecimento do setor público, da agricultura familiar e da elaboração e implantação da política de valorização do salário mínimo, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, mais recentemente o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600,00 que Jair Bolsonaro (ex-PSL), a princípio queria pagar apenas R$ 200,00.

A Central também reafirma, no momento que completa 37 anos, a continuidade da luta frente aos desafios impostos pelos novos tempos, de ataques sistemáticos às conquistas dos trabalhadores e, também, a mesma luta de sua origem, que é a defesa da democracia, ameaçada pelo fascismo e autoritarismo que cresce no Brasil e em outros países, com potencial para suprimir as liberdades e destruir o movimento sindical e todas as instâncias de defesa de direitos da classe trabalhadora.

Reafirma, também, a luta para proteger a classe trabalhadora das novas formas de contração, pautadas pela precarização, informalidade e total ausência de direitos, que retrocedem as relações trabalhistas de cem anos atrás.

E, apesar das novas relações de trabalho, com a criação ou extinção de algumas profissões como se conhece hoje, sempre existirá a relação patrão/trabalhador, e por isso, as ferramentas de luta dos trabalhadores, que garantiram os direitos que eles têm hoje, deverão continuar existindo, se adaptando e se fortalecendo.

Longa a vida à Central Única dos Trabalhadores!

Assessoria de Comunicação

28/08/2020 16:19:57

Rua Washington Luiz, 572 - Centro, Cep 90010-460 Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O novo horário de atendimento é das 10h às 16h15.

Este horário é emergencial, devido a pandemia.

Estamos à disposição dos trabalhadores, caso necessitem de informações ou qualquer outra questão, podem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, pelo número (51) 3286.9600.

Atenciosamente,

Direção SINTTEL-RS