Nota em solidariedade e apoio ao povo Yanomami

A FITRATELP/FITTEL e Sindicatos filiados – entre eles o SINTTEL-RS - manifestam NOTA PÚBLICA em solidariedade e apoio aos povos indígenas Yanomami, que estão sofrendo as consequências das ações criminosas de garimpeiros dentro do seu território, localizado entre os estados de Roraima e Amazonas.

A maior reserva indígena do Brasil está enfrentando o pior momento de sua história. Garimpos ilegais estão contaminando rios e peixes com Mercúrio e afugentando os animais das florestas, que são as principais fontes de alimentos dos povos indígenas. No início de 2023, estamos assistindo a maior crise humanitária envolvendo os povos originários do Brasil e não podemos ficar inertes. Trata-se de um genocídio, que deve ser repudiado pela sociedade brasileira e por todas as nações do Planeta.

Esta é uma herança maldita do Governo Bolsonaro. Por isso, responsabilizamos o seu desgoverno pela omissão e conveniência com os garimpeiros ilegais, que causaram a destruição do meio ambiente e a morte de centenas de índios, principalmente de crianças, nas terras Yanomami. Os garimpeiros invasores agiram à margem da lei incentivados pelas manifestações irresponsáveis do então presidente da República, na certeza de que suas ações criminosas ficariam impunes.

A FITRATELP/FITTEL e Sindicatos filiados somam-se na resistência dos povos Yanomami nesse momento difícil, bem como apoiam todas as medidas emergenciais adotadas pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva para proteger os índios e suas terras. Além disso, o governo federal deve expulsar e punir os garimpeiros invasores e, em ato contínuo, implementar políticas públicas estruturantes de proteção aos yanomamis e seus territórios.

Brasília, 23 de janeiro de 2023.

João de Moura Neto

Presidente da FITRATELP