SINTTEL-RS participa de reunião do Conselho Estadual de Saúde do RS

O SINTTEL-RS participará, dia 29 de setembro, da 16ª Plenária Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS). O evento será híbrido e reunirá Conselheiros, Suplentes e Visitantes através da plataforma “Zoom”, de forma que todos os conselheiros possam participar.

Na programação estão assuntos gerais, informes e expedientes, vacinação HPV, macrocronograma PES, relato das Comissões, a 9ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá em maio de 2023, e assuntos gerais.

O CES é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. O Conselho é apto a propor e aprovar diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde, avaliar o modelo estadual de gestão do SUS, fiscalizar a administração do Fundo Estadual de Saúde e apreciar trimestralmente as suas contas e contribui para fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde. A participação da sociedade na gestão do SUS, também se dá através deste órgão colegiado, já que os usuários do sistema integram o Conselho.

É formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do sistema. A representação dos usuários é paritária e diversificada, de modo a permitir que os diversos tipos de organizações – associações de moradores, sindicatos, associações de portadores de patologias e de deficiências, movimentos populares, entre outros, possam apresentar suas demandas e fazer suas avaliações sobre a Política de Saúde desenvolvida no Estado. Entre as diversas Comissões, está a Comissão Intersetorial de Saúde do(a) Trabalhador(a) – CIST.

Assessoria de Comunicação

27/09/2022 20:11:09

logo fitratelp 3 f01CUTA