Em reunião com MPT, SINTTEL-RS trata da vacinação e denuncia o desmonte das NR’s

A Secretaria da Saúde do SINTTEL-RS participou, dia 20, da reunião extraordinária do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador/a (FSST).

No encontro, o diretor Avaly, que integra a direção estadual da CUT-RS, falou sobre a necessidade de vacinação (a CUT está com a campanha VACINA JÁ-FORA BOLSONARO!) e as demandas de mobilização do sábado, dia 23, deliberadas em reunião da Secretaria de Saúde da CUT-RS.

Em relação a vacina, o objetivo é uma imediata ação perante o Ministério da Saúde e demais órgãos públicos responsáveis pela logística e pela aplicação das vacinas, alargando o leque de prioridades, o que poderia incluir os trabalhadores telefônicos, garantindo imunização a toda a população do RS, o que não será possível com a quantidade de doses  designadas para o Estado. Por isso, é necessário “forçar a barra” para incluir mais categoria – inclusive a dos telefônicos – no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Defesa das Normas Regulamentadoras

Na parte da tarde, em reunião do FSST com o Dr. Rogério, do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sindicato tratou de outra questão que tem preocupado os trabalhadores, qual seja, a derrubada total das Normas Regulamentadoras (as NR’s). Para os dirigentes sindicais, dentro da lógica de "passa a boiada que eles estão distraídos com o COVID", o Ministério da Economia, mediante ação da Secretaria do Trabalho, tenta, de todas as formas, retirar das NR's os itens de seguridade e saúde da e do trabalhador.

Na avaliação do Fórum, o que o desgoverno e a patronal chamam de "adequação" não passa de uma precarização pura e simples das Normas.  

É ainda importante lembrar que faz parte da pauta permanente do Fórum a defesa intransigente do SUS, que tem sido fundamental na luta contra a pandemia e que tem salvado muitas vidas.

Assessoria de Comunicação

24/01/2021 22:23:36

logo fitratelp 3 f01CUTA