Tragédia mata 41 trabalhadores de uma empresa têxtil em SP

O SINTTEL-RS lamenta a morte de 41 trabalhadores que se dirigiam ao trabalho, em SP, na manhã da quarta-feira (25).  O ônibus, terceirizado, transportava 53 trabalhadores e trabalhadoras da empresa têxtil Stattus Jeans e bateu de frente com um caminhão durante uma ultrapassagem na Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho (SP 249), entre Taguaí e Taquarituna. A maioria (37 trabalhadores) morreu no local e os demais chegaram a ser levados aos hospitais da região, mas não resistiram. Todos os trabalhadores eram da cidade de Itaí.

Um representante da Stattus Jeans esclareceu que o ônibus era fretado pelos próprios trabalhadores, sem ligação direta com a empresa.

Este é mais um acidente que evidencia as condições precárias de transporte muitas vezes fornecidas e/ou disponibilizadas aos trabalhadores. Em algumas situações, sem outra condição de se deslocar, os trabalhadores são obrigados a se submeter a transporte sem as devidas condições de segurança.

Infelizmente, essas mortes se somam a números alarmantes. No Brasil, acontece um acidente de trabalho a cada 48 segundos, com uma vítima fatal a cada três horas.

Em 2018, foram registrados a 576 mil acidentes de trabalho, considerando apenas os empregados com carteira assinada. Mas, se forem considerados os trabalhadores informais e os autônomos, esse número pode ser até sete vezes maior, se aproximando de 4 milhões de acidentados todos os anos. Se os acidentes de trabalho no Brasil fossem uma doença infecciosa, sua capacidade de contágio seria cinco vezes maior do que a do coronavírus.

Acidente de trajeto também é acidente do trabalho

No Brasil, o acidente sofrido pelo trabalhador no trajeto da sua residência até o trabalho equipa-se ao acidente típico de trabalho (aquele ocorrido no exercício das suas funções), para fins previdenciários. Em 2019, os acidentes de trajeto no país representaram 19% do total de acidentes.

Estes números atestam a importância da atuação dos sindicatos na exigência de medidas de segurança e cumprimento das normas, e do incentivo à prevenção como principal instrumento para diminuir os acidentes do trabalho. Estudos apontam que empresas que têm regras mais rígidas de segurança e saúde tem até 3 vezes menos chance de os trabalhadores serem vítimas de acidentes do trabalho.

Assessoria de Comunicação

25/11/2020 23:28:38