Trabalhadores da Claro aprovam, em assembleia, proposta da empresa

Após quase 90 dias de negociações entre a Comissão Nacional de Negociação da Fitratelp, da qual o Sinttel/RS faz parte, e a empresa Claro, finalmente, no dia 26/11, aconteceram as assembleias onde o Sindicato possui base, além de Porto Alegre, realizadas três delas em diferentes horários. De maneira soberana os trabalhadores puderam  decidir e votar para  a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho para o período de 2019-2021 e PPR 2019.

Durante as assembleias foi explicado o tamanho da dificuldade em se construir, nesta campanha salarial, uma proposta que fosse digna de ser apreciada pelos trabalhadores, frente as primeiras propostas muito ruins apresentadas pela empresa, inclusive apontando para reajuste apenas em agosto de 2020, além de querer pagar o PPR, somente em julho/2020.

Esclarecemos aos trabalhadores as conquistas que a Comissão alcançou a cada rodada de negociação, até chegarmos  na proposta apresentada nas assembleias. Para a Comissão Nacional,  a proposta apresentada ainda era ruim, pois não contemplava 100% do INPC, além de ser paga em dois períodos. Outro destaque foi para algumas cláusulas que a empresa queria colocar no Acordo, que o precarizava, pois estavam pior do que está na lei, tendo como exemplo o home office. 

Outro ponto importante destacado foi o fato de que a empresa não tem respeitado a data base, que é o mês de setembro, empurrando as negociações para o mês de novembro/dezembro e que isso é sempre pontuado nas primeiras reuniões pela Comissão.

Também foi reforçada a importância da participação nas assembleias de pauta, quando o Sindicato convoca os trabalhadores, pois é o momento de grande importância para a construção do acordo coletivo.

Novamente foi falado a importância dos trabalhadores se sindicalizrem para que sejamos uma categoria cada vez mais forte, o que se reflete na hora de negociar com a empresa, pois uma categoria forte e unida é mais respeitada. Diante do exposto, a categoria votou e decidiu pela APROVAÇÃO da proposta apresentada.

Reforçamos a importância de uma maior participação dos trabalhadores, para que avancemos no próximo ano, a fim de evitarmos mais perdas, pois a cada ano, elas têm sido uma realidade na Claro.

Assessoria de Comunicação

28/11/2019 17:24:07

logo fitratelp 3 f01CUTA