Assembleia aprova, por ampla maioria, venda do Beco do Cego

Em assembleia presencial realizada no último dia 26, os trabalhadores aprovaram, por ampla maioria, a venda da colônia do Beco do Cego, no Lami, em Porto Alegre. As assembleias foram realizadas em Porto Alegre e nas sedes do Sindicato no interior do Estado e atenderam a todos os requisitos do Estatuto da entidade, com edital publicado no dia 26 de setembro, no jornal Correio do Povo (veja edital aqui).

O Beco do Cego, apesar dos esforços do Sindicato para manter a sede por mais de 22 anos após a privatização da CRT, vem, há alguns anos, tendo baixa utilização e sendo usada basicamente pelos associados de Porto Alegre, já que do interior do Estado há a dificuldade da distância. Além disso, exige constante manutenção e um regramento caro e dificultado por se tratar de Área de Preservação Permanente (APP).

Soma-se a estes fatores, a queda brutal na arrecadação do Sindicato, resultado da reforma trabalhista, que acabou com o imposto sindical e o grande número de demissões pelas empresas, fatores que contribuíram para uma arrecadação significativamente menor para o Sindicato. Mesmo com a permanente campanha de sindicalização e constantes alertas sobre a necessidade de que os trabalhadores se sindicalizem, o Sindicato tem, com muitas dificuldades, garantido o funcionamento da entidade que depende basicamente da participação dos trabalhadores da ativa e aposentados. Neste sentido, teve impacto nas finanças também o fim do desconto em folha das mensalidades dos aposentados pela Fundação.

Outros sindicatos com estruturas semelhantes, viveram situações ainda mais graves, tendo inclusive que demitir funcionários o que tem sido evitado pelo SINTTEL-RS.

Para sobreviver, o Sindicato tem procurado inúmeras alternativas, aumentando convênios, mantendo uma campanha permanente de sindicalização e garantido serviços importantes para os trabalhadores, como atendimento jurídico, assistência médica, cursos de formação e qualificação, entre outros. Mesmo assim, frente a subutilização e o custo de manutenção do Beco do Cego, não foi mais possível manter a sede.

Todos estes fatores foram apresentados na assembleia, assim como a garantia de uma proposta dentro dos padrões de mercado a partir de avaliação feita por assessoria de confiabilidade no ramo, o que levou os participantes a decidirem pela autorização para a venda da sede.

Assessoria de Comunicação

27/10/2020 11:21:58

logo fitratelp 3 f01CUTA